domingo, setembro 05, 2010

Tipos de Sujidades

O QUE É SUJIDADE?


A sujidade é um residual – físico, químico ou biológico – considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar “efeitos deterioráveis”, detectados visualmente pela modificação do aspecto, da cor, do odor, sabor e da sensação de conforto.
As sujidades são encontradas em todo os produtos e ambientes, e variam de acordo com o resíduo disposto e as formas de conservação. Em ambientes limpos e bem cuidados, o efeito nocivo é reduzido; porém, podem, quando deterioradas, provocar graves lesões ao homem. Essas lesões são transportadas pela água, pelos alimentos, pelo ambiente, pelas pessoas e pelo vestuário.
Os tipos de sujidades encontrados nas roupas sofrem variações cotidianas pela exagerada diversificação dos fatores ambientais. Na hotelaria, a diversificação das sujidades ocorre por diversos agentes. Dentre eles, a procedência dos hóspedes, assim como seus hábitos individuais. Alguns produtos de uso pessoal e doméstico, influem demasiadamente no surgimento de novas sujidades.