sábado, dezembro 31, 2011

Biotecnologia na Lavagem da Roupa




A lavanderia hospitalar é um setor essencial do grupo de apoio do sistema de saúde. É coordenada pela hotelaria que compõe ainda os setores de governança, rouparia, higiene e limpeza. É responsável pela lavagem do enxoval hospitalar que é composto por lençóis, fronhas, cobertores, toalhas, colchas, cortinas, roupas de pacientes, fraldas, compressas, campos cirúrgicos, máscaras, propés, aventais, gorros, dentre outros. O enxoval hospitalar pode ser classificado em hoteleiro, cirúrgico e de apoio. (KONKEWICZ, s/d; RUTALA; WEBER, 1997).

A utilização do enxoval hospitalar gera sujidades (poeiras, suor, excrementos, fluídos corpóreos, medicamentos etc.), que são classificadas como leve, pesadas, superpesadas (excessivo nível de sujidades) e contaminadas (oriundas de setores contaminados/ infectocontagiosos). (KONKEWICZ, s/d).

A roupa lavada torna-se livre de patógenos vegetativos, mas não se torna estéril. A lavagem é uma sequência de etapas ordenadas de produtos químicos, da ação mecânica (batimento e esfregação das roupas nas lavadoras), da temperatura e do tempo de processamento. (TORRES, LISBOA, 2001; BARRIER, 1994).

A gestão pode ser própria ou terceirizada, interna ou externamente da área do serviço de saúde. O enxoval das clínicas médicas, odontológicas e de outros também devem ser lavadas em lavanderias hospitalares (GODOY et al, 2004).

domingo, dezembro 04, 2011

Lavadoras Extratoras - Eficiência na Lavagem



Eng. Walter Stort Junior Consultoria para Lavanderia e Vapor
CREA 0600 44015 4 wstort@uol.com.br tel 011 3231 0233 cel 011 8346 0211


LAVADORAS EXTRATORAS:
Eficiência na Lavagem Nestes últimos 28 anos de trabalho na área de equipamentos de lavanderia, muitas perguntas foram feitas e algumas respostas foram dadas dentro de nossas possibilidades . Este texto visa ordenar algumas destas questões como forma de alertar para tópicos que podem melhorar o processamento de roupas, minimizar o custo final do processo e proporcionar maior qualidade para o cliente final.

Perguntas como “Quanto gasta de água esta determinada lavadora?“ foram feitas inúmeras vezes e ao longo do tempo fui percebendo que mesmo pessoas com longa vivencia na área nem sempre atinavam para o fato de que a lavadora por ela própria não gasta água! Quem gasta é o processo de lavagem, a não adequada separação e classificação das roupas, o excessivo número de enxagues e também o uso do equipamento fora de suas especificações de capacidade de carga, seja com carga excessiva ou seja com pouca carga.

Outras constatações: “Sr. Walter, este equipamento que foi comprado pela empresa, tem uma característica interessante: Quando colocamos carga completa, ele lava muito bem! Quando colocamos meia carga ele lava mal. E olha que seguimos a indicação correta do fabricante de produtos químicos, com relação à quantidade de gramas de produto químico por quilo de roupa processada!!!!“ Ou seja, o conceito de CONCENTRAÇÃO, foi totalmente esquecido!!

Eu sempre uso em minhas palestras o exemplo do CLORO no copo e pergunto às pessoas: “Voce tomaria um copo de Cloro puro se eu o oferecesse a você agora? E a resposta óbvia é não!!, No entanto esta mesma pessoa entra em uma piscina, num dia quente, após terem “clorado“ a mesma, sem se importar em que a água passe por entre seus lábios, reclamando apenas de um pouco de irritação nos olhos, mas que vale a pena neste dia quente.