domingo, abril 29, 2012

Ergonomia na Lavanderia Hospitalar - ENEGEP


XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção 
Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002
ENEGEP 2002 ABEPRO 1 

INTERVENÇÃO ERGONÔMICA EM SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE ROUPAS DE UM HOSPITAL SOB ENFOQUE PARTICIPATIVO 
Lia Buarque de Macedo Guimarães, Ph.D, CPE  
Júlio Carlos de Souza van der Linden, M. Eng.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção/UFRGS 
Praça Argentina, 9, Sala LOPP 90040.020 – Porto Alegre, RS 

1. INTRODUÇÃO 

A lavanderia tem uma importante função no desenvolvimento das atividades de um hospital. 
Trata-se de um setor de apoio cujo papel é, por vezes, subestimado pela alta administração, mas que afeta as atividades de todas as demais áreas. Cirurgias, internações, procedimentos ambulatoriais, entre outros, são fortemente dependentes do correto desempenho dos processos das lavanderias hospitalares. Atrasos na reposição do enxoval, por exemplo, podem gerar sérios transtornos no atendimento às demandas das diversas unidades do hospital, com o não cumprimento de atividades programadas.   
  
Do ponto de vista do gerenciamento de riscos hospitalar, as lavanderias constituem-se em um sério problema. Não atingem diretamente o paciente, a não ser raros casos, mas podem representar sério risco para os seus funcionários. 

Nas classificações de risco, são consideradas áreas críticas, por oferecerem risco potencial aos funcionários, devido à manipulação de materiais infectantes, realizadas, freqüentemente, sem os devidos cuidados. A qualidade de uma lavanderia hospitalar, portanto, implica em dimensões diversas daquelas presentes em uma lavanderia comum. 

Enquanto nessa a qualidade está relacionada ao produto final e ao prazo, no hospital a componente segurança tem um forte peso. 

Com base nessas considerações, este artigo apresenta parte de uma intervenção ergonômica realizada junto ao Serviço de Processamento de Roupas de um hospital em Porto Alegre, referente à Área Suja. Nesse trabalho, foram identificadas as demandas dos funcionários do setor e discutidas, com estes, algumas alternativas de melhorias. 



quarta-feira, abril 18, 2012

Aperfeiçoamento Técnico na Lavanderia - Estudo de caso


APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO DO PESSOAL DE LAVANDERIA:
UM ESTUDO NA UFRRJ

Maria da Conceição Gomes Valle[1]
Fabíola de Sousa Pinto[2]

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo realizar um treinamento com os trabalhadores da lavanderia da UFRRJ. Uma vez que, a função da lavagem das roupas é obter a completa higiene, evitando a recontaminação, e que a lavanderia atende a toda comunidade universitária, torna-se necessário que os profissionais da lavanderia estejam qualificados para suas funções. É preciso ainda que os operadores da lavanderia tenham consciência também sobre os riscos de contaminação pessoal e das roupas higienizadas, já que na lavanderia são processadas roupas do posto médico e hospital veterinário. O treinamento foi desenvolvido a partir da necessidade sentida pela chefia da lavanderia. Os temas abordados envolveram o conhecimento das fibras, métodos de produção de panos, produtos utilizados na higienização das roupas, os processos de lavagem e segurança no trabalho. Pois a capacitação visava proporcionar condições para obtenção de melhores resultados de limpeza e durabilidade das peças. Apenas 62,5% dos trabalhadores participaram do treinamento. O curso foi bem aceito pelos participantes, que informaram possuir desejo de ser um profissional melhor, aumentar conhecimentos para melhorar a qualidade do serviço, além poder aplicar o que aprenderam em suas atividades diárias. Consideramos que os treinamentos deveriam ser realizados fora do espaço da lavanderia e envolver todos operadores, para que a lavanderia possa oferecer à Instituição e demais usuários um serviço de qualidade, e se crie nos funcionários uma consciência em relação aos riscos que a roupa contaminada oferece.
PALAVRAS-CHAVE: Treinamento. Conhecimento técnico. Lavanderia universitária.


domingo, abril 15, 2012

Plano Estratégico - Como montar uma lavanderia (2/10) Valores, Missão, Visão

Plano Estratégico - Como montar uma lavanderia (2/10)



Continuando o projeto - Como montar uma lavanderia de pequeno porte - estamos postando o 2 tópico que aborda o Plano Estratégico referente aos conceitos de Crenças, Mitos, Valores, Missão e Visão. 

Que os tópicos apresentados possam contribuir para melhoria da qualidade na gestão de métodos, processos e produtos da lavanderia.


De acordo com CARVALHO et. al (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre valores, missão, visão, objetivos, metas e estratégia. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objetivos e a estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, misão objetivos e valores permitem conhecer o "para onde se que ir" enquanto a restante estratégia permite respostas ao "por onde se pretende ir" em "quanto tempo", "com quem" (Recursos Humanos) e, principalmente, "quanto custará e quanto ganharemos nessa viagem".