sábado, maio 19, 2012

Lançamento do curso Técnico em Lavanderia


QUALIDADE NA LAVANDERIA

“A lavanderia não pode mais ser considerada como uma evolução da lavadeira a beira do riacho.“

 Roberto Maia Farias 2006.


A sociedade evolui no conceito de que higiene é saúde. A tecnologia evolui com ciência na lavanderia. A legislação do trabalho aprofunda-se em qualidade nas regras para garantir a higiene e Segurança Ocupacional.

A Anvisa (RDC 06 de 31 de janeiro de 2012) recomenda a capacitação profissional desde que contemple as etapas do processamento de roupas de serviços de saúde; a segurança e saúde ocupacional; a prevenção e controle de infecção; e o uso de produtos saneantes. Os sindicatos contribuem nas questões impactantes dos seus “stakeholders” buscando relacionamentos em equilíbrio com sustentabilidade empresarial.

A lavanderia é antes de tudo um enigmático paradoxo.
Movimenta stakeholders de elevada tecnologia (equipamentos, produtos, têxteis, controles via RFID, clientes, fornecedores) renomados consultores, diversos livros específicos, legislações dirigidas, estudos acadêmicos (monografia, dissertações e teses de Doutorado), Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Associações, organiza seminários, congressos regionais, brasileiros etc.

Apresenta-se, pois como um negócio que envolve tecnologia e risco a saúde, mas se distância, em alguns casos, pela baixa qualificação operacional. Sobretudo porque não apresentar um profissional diretamente capacitado e com uma profissão reconhecida em nenhum dos seus diversos níveis hierárquicos.

Essa lacuna na lavanderia é um dos pontos críticos desse sistema equilibrado Higiênico-Sanitário em prol da Saúde com amplo impacto socioeconômico em diversos setores da sociedade.

A Faculdade e Escola Nossa Senhora de Lourdes acatou o estudo Prof. Roberto Maia Farias sobre a necessidade dessa qualificação e lança o curso Técnico em Lavanderia em São Paulo.



CURSO TÉCNICO EM LAVANDERIA.


Uma profissão, alguns profissionais e muitos desafios.

Missão:

Proporcionar o conhecimento técnico do processamento de lavagem de roupas em lavanderias que incluam os serviços de saúde, hotelaria, alimentos, domésticos nos mais diferentes métodos, processos e produtos em todo o seu sistema promovendo o Conforto, Higiene, Segurança Ocupacional com Qualidade de Vida e Sustentabilidade Ambiental.

Visão:

Proporcionar o conhecimento técnico do processamento de lavagem de roupas em lavanderias



Perfil Profissional de Conclusão

Ao finalizar o curso o aluno deverá estar apto para coordenar equipes e setores produtivos de lavanderias industriais e domésticas nas funções técnicas de supervisão, líder operacional de produção e líder de turno. Poderá comandar setores e pessoas envolvidas no processamento e lavagem de roupas nos seus mais diversos segmentos.  Operar equipamentos de lavanderia, reconhecer tipos de tecidos, sujidades, planejar e desenvolver processos de lavagem em conjunto com os fornecedores de produtos químicos, acompanhar e controlar sistemas de estoque, acompanhar e controlar a qualidade dos produtos recebidos, elaborar planilhas produtivas e de qualidade, Analisar indicadores de controle de qualidade higiênico-sanitário da roupa, avaliar escalas de trabalho, controlar o processo de lavagem conforme as melhores práticas produtivas de Qualidade, Segurança Ocupacional e Ambiental.

Disciplinas ministradas

Tópicos de administração; T.I. aplicada à lavanderia; Matemática aplicada à lavanderia; Direito empresarial; Gestão de RH; Administração de Materiais; Qualidade e Vigilância Sanitária I; Segurança e Higiene no Trabalho I; Evolução do Processo de Lavagem e serviços de lavanderia; Fibras Têxteis; Equipamentos para lavanderias; Classificação de sujidades e mecanismo de remoção; Segurança e Higiene no trabalho II; Qualidade e Vigilância Sanitária II entre outra.


Carga horária Total: 1240 horas



O corpo docente será constituído por profissionais com formação superior em Química, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Segurança do Trabalho, Administração de Empresas, Direito, Pedagogia e Enfermagem com formação adequada e larga experiência em lavanderias o que garante o desenvolvimento das competências necessárias e específicas para o aprendizado dos alunos do curso. Poderão ser admitidos outros profissionais que possam contribuir nos aspectos aplicados para o desenvolvimento do curso.


Certificados

Ao aluno que concluir os Módulos I, II, III e IV e o estágio profissional supervisionado, será conferido, o diploma de Técnico em Lavanderia, cujo verso conterá o Histórico Escolar com a carga horária e disciplinas do Curso, bem como o Perfil Profissional de Conclusão.  

Bibliografia básica:


TORRES, Silvana & COVAS, Teresinha. Limpeza e higiene hospitalar, CLR.
ANVISA, Manual de lavanderia Hospitalar, 2007.
FARIAS, Roberto Maia, Manual de segurança na higiene e limpeza. Caxias do Sul-RS: Educs, 2011.
FARIAS, Roberto Maia, Manual para lavanderias, a revolução na arte de lavar. Caxias do Sul-RS: Educs, 2006.
MEZZOMO, Augusto Antonio. Lavanderia Hospitalar. São Paulo: Cedas.


Bibliografia complementar:

AYRES, Dennis de Oliveira, CORRÊA, José Aldo Peixoto. Manual de prevenção de acidentes do trabalho: aspectos técnicos e legais. São Paulo: Atlas, 2001.
BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993
CHIAVENATTO, Idalberto. Iniciação à administração da produção. São Paulo: Makron Books McGraw-Hill, 1991.
CHIAVENATTO, Idalberto. Administração de RH. São Paulo: Atlas, 2006.
DANTAS, Evandro Vieira. Tratamento de água de refrigeração e caldeira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1988.
LONDOÑO, Gustavo Malagón. MOREIRA, Ricardo Galán. LAVERDE, Gabriel Pontón. Administracion hospitalaria. Montevideo – Uruguai: Ed. Medica internacional, 2000.
MAMEDE, Gladston. Manual de direito para administração hoteleira: Incluindo análises dos problemas e dúvidas jurídicas, situações estranhas e as soluções previstas no direito. São Paulo: Atlas, 2002
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistema organização e métodos, 10. ed. Cidade: editora, ano.
PETROCCHI, Mário. Hotelaria: Planejamento e gestão 2. ed. São Paulo: Futura, 2002.
ROTHERY, Brian. ISO 9000. Cidade: Makron Books, ano.
SILVA jr. Eneo Alves. Manual de controle higiênico sanitário em alimentos, 2. ed. São Paulo: Varela, 1996.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual do planejamento e controle de produção, 2. ed. São Paulo: Atlas,  2000. Entre outras