quarta-feira, agosto 28, 2013

Temperatura na lavagem de roupas

5 A TEMPERATURA NO CICLO DE LAVAGEM

Roberto Maia Farias
Parte integrante do artigo Gestão na lavagem de roupas (2013) e do livro Manual para lavanderias - a Revolução na Arte de lavar (2006).  

Para Jakobi e Löhr (1987, p. 210) a ação temperatura utilizada no ciclo de lavagem não é um procedimento estático e padronizado. No Brasil e temperatura de lavagem é variada em função do tipo de serviço e do tamanho da lavanderia. Algumas lavanderias de pequeno porte lava roupas em temperatura ambiente, sem aquecimento da água independente do tipo de sujidade. Lavanderia de média e grande porte utilizam o fator temperatura nos seus processo de lavagem. Na Europa, em razão principalmente da tradição, a temperatura para lavar roupas varia de 30 a 95oC., nos Estados Unidos a temperatura básica é de 55oC. O Japão trabalha com 25oC. e, em casos excepcionais com 40oC. A tradição européia diz que “somente fervida a roupa fica limpa”.[1]
A temperatura é um dos 4 fatores do círculo de sinner e contribui como melhoria do processo de lavagem de roupas, principalmente na eliminação de sujidades oleosas (algumas) na termo desinfecção empregadas nas roupas hospitalares e nas roupas contaminadas. A temperatura empregada adequadamente contribui para a remoção de sujidades, manchas desinfecção da roupa. Se inadequadamente empregada promove a fixação das manchas e a redução da eficiência da desinfecção térmica.