terça-feira, janeiro 27, 2015

Gestão do Enxoval - da Aquisição ao descarte: Uma visão crítica e sistêmica

O enxoval, nos meios de hospedagem, não pode ser considerado como um problema sem solução. O enxoval deve garantir aos usuários conforto e segurança sanitária, aos investidores do empreendimento, um produto com retorno garantido, a lavanderia uma etapa do ciclo do enxoval. A partir do momento em que o enxoval não oferece conforto, segurança sanitária, retorno sobre o investimento e é um problema para a lavanderia. Tudo está errado. Imaginem se esses "fatos problemáticos" ocorrem com todos os produtos do sistema de hospedagem? Dificilmente teríamos novos investimentos nessas áreas.
Vejam a seguir os slides da palestra realizada pela Sociedade Brasileira de Hotelaria Hospitalar na Universidade de Viçosa-MG.


Sustentabilidade em lavanderias industriais

Palestra realizada pelos Professores Roberto Maia Farias e Walter Stort Junior, na Faculdades Osvaldo Cruz em São Paulo. 

O fato está consumado: não temos água - é necessário usar a inteligência para produzir com produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. O problema não está mais no "pontual" como dito. O problema é fato e é geral. A lavanderia possui recursos tecnológicos para reduzir o consumo de água no processamento do enxoval, quer seja doméstico, quer seja industrial. Pode deixar de ser uma atividade de elevado consumo de água limpa e produtora de água contaminada (sujidades e resíduos físicos, químicos e orgânicos) oriundos do processamento do enxoval. A economia inicia na aquisição dos equipamentos (fator de sustentabilidade da lavadora), na classificação da roupa e sujidades (fibras, tecidos, sujidades leves e pesadas), no processamento (carga nominal completa), na utilização da tecnologia e biotecnologia (produtos inteligentes), no fator de carga adequado, no processamento o enxoval (números adequado de etapas) e finalmente, no uso e reuso consciente da água.