quarta-feira, julho 20, 2011

Inovação e Tecnologia

Mas o que você faz quando o ambiente externo muda?
“No longo prazo, qualquer organização que não cultive a mentalidade prospectiva e continue a fazer o que lhe garantiu sucesso no passado estará fadada ao fracasso”.
“Todo ambiente externo muda. As organizações devem assumir que as mudanças revolucionárias são inevitáveis”. 

As principais mudanças são ocasionadas por:
 Tecnologia;
 Economia;
 Cultura e mudança social;
 Políticas, leis e regulamentos;
 Iniciativa dos concorrentes;
 Eventos inesperados.

Essa é uma definição inovadora para o comportamento empresarial que não garantirá o sucesso porém não estará fadada ao fracasso (PETER DRUCKER ).



Inovação significa novidade ou renovação. Derivada do termo latino innovatio se refere a uma idéia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Também deve estar relacionada ao mercado e novos mercados. Inovação é a invenção/ciração que chega ao mercado agregando valores e atendendo aos consumidores. Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos, por permitir ganhos de eficiência em processos, quer produtivos quer administrativos ou financeiros, quer na prestação de serviços, potenciar e ser motor de competitividade. (TIGRE 2006)
Drucker afirma que fazer mais com menos significa produtividade e o ganho de eficiencia e competitividade está relacionado a tecnologia aplicada na produção e que essa tecnologia não significa produtos inovadores e sim resultados positivos nos processos produtivos.
Segundo Tigre (2006) a inovação quando cria aumentos de competitividade pode ser considerada um fator fundamental no crescimento economico de uma sociedade e que ela pode ser diferenciada em inovações de métodos, processos, produtos, organizacional e de marketing conforme definições a seguir:

 Inovação do produto/serviços (tecnológica): novos ou significativamente melhorados. Inclui alterações nas especificações técnicas, legais, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais;
 Inovação do processo: novos ou significativamente melhorados, processos de produção ou logística de bens ou serviços. Inclui alterações significativas de técnicas, equipamentos ou software;
 Inovação organizacional: implementação de novos métodos na prática do negócio, organização do trabalho e/ou relações externas;
 Inovação de marketing: implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.

No contexto da ciência econômica a palavra inovação foi introduzida pelo economista austriáco Joseh Schumpeter (Teoria do Desenvolvimento Econômico) na sua obra Business Cycles, de 1939. Em Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942) ele descreve o processo de inovação de “destruição criadora”. Para muitos, Schumpeter é considerado o pai da inovação como uma disciplina que faz já parte do currículo de muitas e prestigiadas universidades.
A razão para deslocar o estado de equilíbrio da economia para a expansão é o surgimento de alguma inovação. Segundo Kotler e outros autores alguns exemplos de inovações que alteram o estado de equilíbrio estão fundamentados em:

 Um novo bem no mercado;
 Um novo método de produção ou de comercialização de mercadorias;
 A conquista de novas fontes de matérias-primas;
 A alteração da estrutura de mercado, como a quebra de um monopólio.

A inovação no sistema econômico é chamada por Schumpeter de ato empreendedor, realizada pelo empresário empreendedor, visando a obtenção de lucro. Além disso e, dependendo da origem, inovação pode ser distinguida entre Open innovation (inovação aberta) e Closed Innovation (inovação fechada). A Closed Innovation limita o conhecimento ao uso interno de uma empresa ou somente um pequeno uso exterior enquanto a Open Innovation refere-se ao uso de fontes e informações externas (como licenças, patentes etc.) para acelerar o processo de inovações.
A inovação tanto pode ocorrer por meio de uma ação perfeitamente planejada quanto por simples acaso. No entanto, empiricamente verifica-se que poucas inovações brotam do acaso. A maior parte, em especial as mais bem-sucedidas, resultam de uma busca consciente e intencional de oportunidades para inovar, dentro e fora da empresa. Tipicamente, as inovações podem acontecer pela ocorrência, conjunta ou isolada, de sete principais situações:

 Consequência de fatos inesperados;
 Incongruências;
 Necessidade (subsistencia, sobrevivência, sucesso e sustentabilidade);
 Mudanças na indústria ou no mercado;
 Mudanças demográficas;
 Mudanças de percepção;
 Novos conhecimentos.

Pode ocorrer ainda por:
 Insights;
 Relacionamento entre conhecimentos Visão sistemica e multidiciplinar.

A inovação gera riqueza e competitividade para as organizações. Faz a diferença entre as organizações que buscam a eternização e as que comportam-se como sobreviventes. A maiora das empresas usam os concorrentes como referência para as suas próprias iniciativas de inovação (benchmarking). Por isso as estratégias competitivas tendem a ser semelhantes dentro de um mesmo mercado. As que se afastam desse modelo conseguem aumentar a competitividade e consequente seu diferencial de geração de riqueza.
Para que se crie um ambiente corporativo propício à geração de inovação, é necessário que os líderes das organizações promovam a inovação, sendo que a melhor forma de o fazer é trabalhar para que os conceitos e estratégias de inovação sejam assimilados por todos os colaboradores, clientes e fornecedores.
Isso, provavelmente, provocará a "contaminação" da cultura organizacional pelo "vírus" da inovação. Afetará a estrutura do DNA Corporativo e conduzirá a organização ao limite do desafio inovador. A inovação pode verificar-se a vários níveis, nomeadamente:
 Produtos e serviços: Desenvolvimento e aplicação;
 Processos: Novos métodos de fabricação e prestação de serviços;
 Negócios: Agregam vantagem competitiva e sustentável;
 Gestão: Novas estruturas de poder, ações táticas e estratégias liderança.

Como se observa a inovação não ocorre apenas nos processos finais de fabricação. Pode ocorrer em qualquer ponto da organização. Não é apenas fazer coisas diferentes, mas, também, fazer as mesmas coisas de formas diferentes, criando, inovando e desafiando novos potenciais de satisfação para o mercado (Drucker, 2002).

Fonte: Roberto Maia Farias, artigo Inovação e tecnologia na Lavanderia.

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