domingo, setembro 13, 2015

Programa Nacional de Certificação de Qualidade de Lavanderias

Programa Nacional de Certificação de Qualidade de Lavanderias

Quem é quem?










Associação Brasileira de Normas Técnicas é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais. Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional - IEC).


A ABNT é responsável pela publicação das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seusComitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE). Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados. Trabalhando em sintonia com governos e com a sociedade, a ABNT contribui para a implementação de políticas públicas, promove o desenvolvimento de mercados, a defesa dos consumidores e a segurança de todos os cidadãos.



O Instituto de Estudo e Pesquisa Planeta Lavanderia é a reunião de profissionais com larga expertise na atividade lavanderia em áreas como engenharia, tratamento de água, qualidade, gestão de métodos, processos, produtos, gestão e capacitação de pessoas e de qualidade de vida no trabalho. O objetivo do IEP é contribuir com a evolutividade da qualificação dos serviços de lavanderia.
Este objetivo pode ser verificado nas diversas ações implementadas pelo IEP tais como, o site www.planetalavanderia.com.br (site de busca de lavanderias por proximidade, por regiões, por atividades), o site www.portaldalavanderia.com.br (cadastro de fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para lavanderias), a revista digital Revista Planeta lavanderia, o Programa Ponto de vista (com acesso via sites IEP). A missão do IEP é contribuir na busca da melhoria das competências pessoais, empresariais, na produtividade e na rentabilidade das lavanderias pelas informações técnicas referenciadas e com alto nível de excelência. A Visão do IEP é ser o veículo referencial de qualificação e qualidade da lavanderia optanto pelos valores Éticos, justos e dignos. Os esforços empreendidos pela equipe do IEP já demonstram claramente os objetivos: Alavancar o mercado de lavanderias apoiando sempre os empresários que queiram ser rentáveis e produtivos praticando a qualidade por serviços fieis e dedicados.
Desde 1950, a ABNT atua na área de certificação, ganhando respeito e confiança de grandes e pequenas empresas, nacionais ou estrangeiras, que recebem os mais diversos tipos de certificados.
A ABNT Certificadora realiza auditorias para certificação de produtos em mais de 20 países, tendo atuação marcante nas Américas, Ásia e Europa.

O que é Certificação e como obtê-la?

A Certificação é um processo no qual uma entidade de 3ª parte avalia se determinado produto atende as normas técnicas. Esta avaliação se baseia em auditorias no processo produtivo, na coleta e em ensaios de amostras. Estando tudo em conformidade a empresa recebe a certificação e passa a usar a Marca de Conformidade ABNT em seus produtos. Diferente dos laudos e relatórios de ensaios que servem para demonstrar que determinada amostra atende ou não uma norma técnica, a Certificação serve para garantir que a produção é controlada e que os produtos estão atendendo as normas técnicas continuamente.
O processo de Certificação não é complicado e qualquer empresa pode obtê-la, bastando demonstrar e garantir, através de documentos, que seu processo produtivo é controlado e que seus produtos estão sendo fabricados em conformidade às normas.
Para que uma empresa possa obter a certificação, o primeiro passo é solicitar a adesão à certificação junto à ABNT (certificacao@abnt.org.br). A ABNT irá encaminhar todos os documentos necessários para o seu processo. A parceria do IEP com a ABNT torna o programa mais rápido e possível para a maioria das lavanderias. A assessoria dada pelo IEP pode contribuir para deixar a sua lavanderia pronta para receber a auditoria ABNT. A parceria com o IEP permite que lavanderias de diversos setores (hotéis, hospitais, motéis, clínicas, domésticas, toalheiros, pets, alimentícias, quer sejam pequenas, médias, grandes tenham o mesmo benefício da qualidade. Os programas foram elaborados de forma simples, porém objetiva.
Não há dúvida que a Certificação ABNT destaca e diferencia a empresa, seus produtos e serviços, dos demais concorrentes, além de agregar valor à Marca e facilitar a introdução de novos produtos no mercado. Tecnicamente, garante a conformidade, qualidade e segurança, elevando o nível de produtos e serviços, reduzindo perdas e melhorando a gestão do processo produtivo.

O que é necessário para certificar um produto, serviço ou sistema?
Para que uma empresa possa certificar um produto, serviço ou sistema é necessário atender aos requisitos da norma técnica de referência, bem como dispor de instalações, pessoal, equipamentos e procedimentos documentados que permitam evidenciar que a empresa controla as atividades relacionadas ao objeto da sua certificação.

Principais benefícios da Certificação:
• Promover o comprometimento com a qualidade;
• Medir a melhoria continua do desenvolvimento do negócio;  
• Assegurar eficiência e eficácia do produto, serviço ou sistema;  
• Introduzir novos produtos e marcas no mercado;
• Reduzir perdas no processo produtivo  e melhorar a sua gestão;
• Diminuir controles e avaliações  por parte dos clientes;
• Fazer a diferença frente à concorrência desleal;
• Melhorar a imagem da organização e de seus produtos ou serviços junto aos seus clientes;
• Assegurar que o produto, serviço ou sistema atende às normas;
• Tornar a organização competitiva com produtos em conformidade às normas técnicas.
• Eliminar as diferenças entre grandes organizações.
A qualidade não distingue se a empresa é pequena, média ou grande, familiar ou não familiar. A qualidade é um desejo do cliente e como tal deve ser atendido.

O IEP e a ABNT fecharam acordo de parceria brindando com as lavanderias o direito de conquistar a qualidade por um Instituto reconhecido internacionalmente.
Vejam os momentos da assinatura do acordo IEP e ABNT cujo maior vencedor é o segmento de lavanderia.

A assinatura do contrato:


Da esquerda para à direita: Engenheiro Walter Stort Junior (Diretor do IEP), Engenheiro Antonio Carlos Barros Oliveira (Diretor adjunto de Certificação ABNT), Engenheiro Ricardo Rodrigues Fragoso (Diretor Geral ABNT), Prof. Administrador Roberto Maia Farias (Diretor do IEP) e Administrador Antonio Simões Parente (Gerência de Certificação de Sistemas ABNT)

Estes são os homens responsáveis pela qualidade na
revolução na arte de lavar. 

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