terça-feira, abril 15, 2014

Etiquetas têxteis - simbologia na lavanderia

Prof. Roberto Maia Farias (2006).

Segundo Jakobi e Löhr (1987, p. 202), o uso de etiquetas nos tecidos e peças tem como fundamento a proteção dos mesmos em relação ao uso e à lavagem. Essa simbologia deverá ser fixada nos tecidos e peças de vestuários vendidos e servem como guia de lavagem e manuseio dos mesmos.
Segundo ainda o autor, a European Economic Community (ECC) Comunidade Econômica Européia (CEE), agindo em defesa do consumidor, adotou um sistema de símbolos e rótulos para tecidos e são marcas registradas, protegidos e adotados internacionalmente pela Groupement International d’ Etiquetage pour l’ Entretien des Textiles (GINETEX).



Na Alemanha, a marca é registrada pela Arbeitsgemeinschaft Pflegekennzeiche fur Textilien in der Bundesrepublik Deutschland, que é membro da GINETEX. Esses símbolos não representam a qualidade dos produtos e devem ser colocados em etiquetas permanentes, podendo ser produzidas por tecelagem, estampagem ou outros meios.
Os pictogramas são marcas registradas e propriedades da GINETEX podendo ser utilizadas pelos países[1] membros representativos da indústria têxtil. Tem por objetivo passar informações corretas sobre os principais cuidados com os tratamentos de lavagem objetivando a redução de possíveis e irreversíveis danos provocados aos artigos têxteis.
A GINETEX foi fundada em Paris em 1963, após vários Simpósios Internacionais de Rotulagem Têxtil no final da década de 1950 criando os símbolos internacionalmente aplicados e descritos como RÓTULOS DE CUIDADOS TEXTEIS.
Os símbolos não podem ser emitidos ou utilizados sem um contrato de licença especial com a GINETEX. Violações podem levar a sanções judiciais. As empresas comerciais (atacadistas, importadores etc) são obrigadas a rotular os produtos de acordo com as diretrizes da GINETEX.
Segundo Jakobi e Löhr (1987, p. 202) nos Estados Unidos, a situação é diferente das condições de lavagem em relação à Europa, enquanto o Japão define sujidades classificando-a em apenas três categorias: leve, normal e pesada, não utilizando os símbolos.
Os símbolos auxiliam o processamento da lavagem de roupas, pois definem alguns procedimentos operacionais com relação à resistência dos produtos têxteis. As informações contidas devem ser claras, objetivas e verdadeiras, para os consumidores e principalmente para as lavanderias que são responsáveis pela qualidade e cuidado com esses artigos.
Porém mesmo com todas essas informações de redução dos riscos de danos aos têxteis, as etiquetas não é uma garantia da qualidade textil, pois algumas etiquetas não se figuram com a clareza necessária e mostram informações simplistas (incompletas, não adequadas ou não recomendadas) para uma completa avaliação da redução do risco no processo da lavagem de um determinado tipo de artigo.
A lavanderia deve utilizar-se desses recursos (símbolos têxteis) e divulga-los (em locais visíveis) tanto aos clientes como aos operadores (lavadores) como fonte de informações para garantir de isenção de responsabilidade sobre danos no enxoval.
A lavanderia deve utilizar como regra do método, processo e produtos de lavagem as informações da etiqueta têxtil. A inclusão da declaração:
“A lavanderia executará a lavagem em acordo com as recomendações contidas na etiqueta têxtil. Não poderá ser responsável por danos provocados caso as informações não sejam verdadeiras”.
Pode representar a isenção da responsabilidade sobre danos que possam ocorrer no enxoval ou peça lavada. A lavanderia deve prestar o serviço em conformidade as informações dos símbolos da etiqueta têxtil independente se corretas ou não. A conformidade do serviço mediante as recomendações garantem às lavanderias isenções punitivas (em físico ou financeiro) sobre os danos provocados nos artigos têxteis.
A norma ABNT 8.719, Símbolos para Conservação de Artigos Têxteis, instituída em 1994, estabelece o sistema de símbolos gráficos, com o objetivo de ser usado na etiquetagem de artigos têxteis. Esse sistema requer a cooperação dos fabricantes de fibras têxteis, produtos e lavanderias.
Os produtos têxteis de procedência nacional ou estrangeira deverão apresentar, obrigatoriamente, na etiqueta as seguintes informações:
*  Nome ou razão social e identificação fiscal do fabricante nacional ou do importador, conforme o caso: O nome ou razão social ou Marca Registrada ou Nome Fantasia do fabricante ou importador no órgão competente do país de consumo (por extenso sem abreviações).
*  Pais de origem. Exemplo: Produzido no Brasil ou Fabricado no Brasil ou feito no Brasil ou só Brasil. (não podendo abreviar);
*  A indicação do nome das fibras ou filamentos e sua composição expressa em percentual;
*  Tratamento de cuidado para conservação (ISO – 3758 ou NBR 8719);
*  Uma indicação de tamanho;
*  CNPJ do fabricante.

Os símbolos[2] de lavagem, segundo a GINETEX, devem conter




           Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na lavagem.


             A tina simboliza o tratamento doméstico de lavagem pelo processo manual ou mecânico. É usada para transmitir informações referentes à temperatura máxima de lavagem, bem como os demais processos de lavagem, como mostrado a seguir:



           Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na lavagem profissional a seco.


O círculo simboliza a limpeza a seco e os processos de limpeza a úmido para artigos têxteis (excluindo o couro genuíno e peles), executados por profissionais. Fornece informações relativas a diferentes processos de limpeza estão descritos na tabela abaixo. O uso do símbolo de limpeza a úmido deve ser opcional.

As letras no interior do círculo fornecem informações sobre os solventes podem ser utilizados durante o processo de lavagem. A barra abaixo do círculo indica que certas limitações do processo de limpeza a seco são necessárias. Estes podem referir ação mecânica, a adição de umidade ou temperatura de secagem. Ao escolher o processo de limpeza é necessário verificar as características dos têxteis e o grau de sujidade.



            Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na lavagem wet cleaner


A limpeza WET CLEANER é utilizada para artigos que podem ser tratados em água por um processo úmido. As exigências colocadas sobre o equipamento, não são possíveis de serem realizadas em máquinas lavadoras convencionais. Os símbolos estão ordenados após os da limpeza a seco.


Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis no alvejamento 

O triângulo simboliza o processo de alvejamento, como mostrado abaixo:




Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na passadoria.


O ferro simboliza a passadoria com ferro doméstico e a prensagem, com ou sem vapor. A temperatura máxima é indicada por um, dois ou três  pontos inseridos dentro do símbolo.



Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na secagem em tambor.


O círculo em um quadrado representa o tambor de secagem utilizado depois da lavagem. A temperatura máxima é indicada por um ou dois pontos colocados dentro do símbolo. Os pontos no tambor do secador indicam a temperatura no processo de secagem. Na ausência de um símbolo, a secagem deverá ser o mais simples possível, com baixa temperatura. Alguns tipos de tecidos como malhas de algodão, lã podem encolher em altas temperaturas e devem ser secos em temperaturas baixas.



Símbolos de cuidados para conservação de artigos têxteis na secagem natural.


A simbologia mostrada a seguir significa secagem natural. O quadrado com três linhas verticais em seu interior representa a secagem por gotejamento, onde o artigo têxtil é pendurado molhado, podendo ou não ser estendido ou alisado, em ambiente externo ou interno, após a extração do excesso de água. O símbolo contendo a linha horizontal ou vertical no quadrado indica o processo natural de secagem, secagem plana. A linha oblíqua simboliza o respectivo processo de secagem natural a ser realizado na sombra.




Informações adicionais são informações de cuidados que acompanham os símbolos de cuidados e são necessárias para a limpeza dos artigos têxteis não tenham danos para o produto, permitindo o uso a manutenção da beleza do artigo têxtil.
O uso de informações adicionais pode ser necessário quando qualquer parte do procedimento de cuidado necessitar de esclarecimento para qual o consumidor ou a lavanderia profissional aplique sem prejudicar o produto ou outros acessórios que estão sendo limpos.
O número de palavras adicionais na etiqueta deve ser o mínimo possível. Veja alguns exemplos segundo a Acrilan[1]:
*  remover...antes de lavar;
*  lavar separadamente;
*  lavar com cores similares;
*  lavar antes de usar;
*  lavar pelo avesso;
*  não centrifugar ou torcer;
*  esfregar somente a úmido;
*  não usar amaciante no tecido;
*  remover prontamente ou retirar imediatamente;
*  passar somente pelo avesso;
*  não passar a decoração;
*  use tecido protetor para passar;
*  secar na horizontal;
*  somente limpeza profissional de couros;
*  não usar branqueador ótico;
*  usar saco ou rede de lavagem;
*  não passar, somente vaporizar;
*  passar somente com ferro;
*  não deixar de molho;
*  recomenda-se ferro a vapor;
*  secar longe de calor direto;
*  passar ainda úmido;
*  secagem no varal ou secador pendurado;
*  remodelar e secar na horizontal;
*  secar por gotejamento, sem torcer ou centrifugar;
*  secar à sombra.



[1] http://www.acrilan.com.br/downloads/manualtextil.pdf



[1] Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suíça, Tunísia, Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário