quinta-feira, agosto 23, 2012

Programa 5 S - Qualidade na Lavanderia





O 5 S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas. Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, que necessitava reorganizar suas industrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós-guerra.


O programa 5 S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar que proporcionam condições para uma maior produtividade. 

O Programa baseia –se em 5 conceitos:

O 5S é um programa que visa estabelecer um ambiente de trabalho agradável, organizado e limpo, além de promover nos trabalhadores a conscientização,disciplina e atendimento a padrões. É algo bastante simples, que pode trazer grandes resultados para uma organização no que diz respeito ao envolvimento da força de trabalho e melhoria do ambiente. A produtividade e a qualidade podem ser muito beneficiadas pela implantação do 5S.



O 5S nasceu no Japão pós guerra, quando as fábricas não eram competitivas e muito "sujas" e foi uma das grandes armas utilizadas por aquele país para liderar os mercados internacionais a partir dos anos 70. Hoje, muitas empresas já o adotam como ferramenta de melhoria no ambiente de trabalho e conscientização da força de trabalho. As pessoas passam grande parte de suas vidas em organizações, ter ambientes de trabalho agradáveis pode ser um fator decisivo no sucesso de uma empresa. A metodologia é composta por cinco sensos (5 S), são eles:

Seiri - Senso de Seleção (Descarte)
Manter nos locais de trabalho somente o que for necessário. O que não for útil não precisa estar ocupando espaço no ambiente. Máquinas quebradas, sobras de materiais, móveis sem utilização ou qualquer outra inutilidade devem ser retiradas do ambiente de trabalho. Isso significa um melhor aproveitamento do local de trabalho.

Separar e arquivar pastas, documentos, rol de roupa, processos de lavagem e colocar em arquivos (pastas em físico ou eletrônicas) datar e registrar o tipo de arquivo existente. 
Para peças de roupas inutilizadas, deve-se evitar que as mesmas circulem na lavanderia como panos de limpeza, estopas etc sem identificação. Essas peças detêm o "poder" de se misturarem com as peças novas e com certeza "podem" ir parar no cliente.

Para usar peças inutilizadas (pagas pela lavanderia ou não) o melhor procedimento para evitar essas desagradáveis "misturas" é tingi-las com cores berrantes e claro diferente das peças do cliente. Após o tingimento liberar para uso na limpeza.

Seiton - Senso de Ordenação


Os materiais devem estar ordenados e deve-se reduzir ao máximo o tempo de procura por eles. Colocar as ferramentas espalhadas pela fábrica vai dificultar a sua recuperação, é preciso definir alguma forma de ordenação, por exemplo, prateleiras para ferramentas do processo A, prateleira para ferramentas do processo B, e por ai vai.

Para pastas e documento, numeração e cores podem facilitar a organização. Na rouparia  a identificação por cores pode facilitar também. Mas sempre lembrar de definir os "endereços" das peças enquanto em processo na lavanderia, principalmente para as roupas em "espera" para outro processo ou em guarda temporária antes de ir para o cliente.

Quanto mais rápido e fácil for encontrar os materiais mais produtiva será a equipe de trabalho.

Seiso - Senso de Limpeza

Um ambiente limpo é mais agradável para a realização de qualquer tipo de trabalho, um ambiente sujo é ruim para os trabalhadores e confere a organização uma imagem de desleixada em todos os sentidos. Pessoas organizadas, educadas e conscientes manterão o ambiente limpo sujando menos.

A limpeza na lavanderia é fundamental, portanto deve ser seguida rigorosamente. Ambiente sujos podem manchar roupas suja e limpas. Maior custo para lavanderia. Despesa desnecessária e irritação do cliente.

Já tentou estudar ou trabalhar numa mesa com muito pó e sujeiras? É praticamente impossível! Um bom ambiente é fundamental para a aumentar a produtividade.

Seiketsu - Senso de bem-estar

Elimine todos os fatores que possam promover mal estar no ambiente de trabalho, explore todos aqueles que podem causar bem estar. Em geral, atendendo aos três sensos anteriores você consegue aumentar o sucesso neste.

O clima Organizacional, a Segurança e Saúde Ocupacional são elementos de satisfação para o trabalho. Portanto crie ambientes salubres e tenha funcionários não insatisfeitos.
Shitsuke - Senso de disciplina

Para não deixar o programa morrer esse senso é fundamental, ele é que mantém as coisas em ordem. Esse senso é fundamental para que normas sejam observadas e atendidas. É uma forma de transformar o 5S em um estilo de vida. E os japoneses sabem usar bem essa tal disciplina, hein?! Talvez tenha sido essa característica intrínseca dos japoneses um de seus maiores diferenciais competitivos.

A Disciplina é o ponto alto do processo 5 S. Na lavanderia os conceitos POP deve ser rigorosamente aplicados. 

acesso em 23 de agosto de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário