quinta-feira, agosto 23, 2012

Importância da lavanderia hospitalar


A importância da lavanderia hospitalar
Por Janaina Pereira.

Um dos setores de apoio mais importantes de um hospital, a lavanderia hospitalar tem como objetivo básico transformar, no tempo adequado, quantidade determinada e com toda segurança, a roupa suja e contaminada em roupa limpa. E para isso precisa contar com bons equipamentos e muita eficiência no processo Por Janaina Pereira

Um hospital tem diversos setores importantes, mas muitos não são reconhecidos como fundamentais em um primeiro momento. 

A lavanderia hospitalar é um deles. Serviço de apoio ao atendimento assistencial, a lavanderia é responsável por todo o processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene, conservação e segurança em quantidades adequadas para o atendimento da demanda de todas as unidades de um hospital.

Programa 5 S - Qualidade na Lavanderia





O 5 S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização nas empresas. Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, que necessitava reorganizar suas industrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós-guerra.


O programa 5 S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É a implantação de uma nova cultura que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados, ambientes limpos, organizados, asseio e bem estar que proporcionam condições para uma maior produtividade. 

O Programa baseia –se em 5 conceitos:

O 5S é um programa que visa estabelecer um ambiente de trabalho agradável, organizado e limpo, além de promover nos trabalhadores a conscientização,disciplina e atendimento a padrões. É algo bastante simples, que pode trazer grandes resultados para uma organização no que diz respeito ao envolvimento da força de trabalho e melhoria do ambiente. A produtividade e a qualidade podem ser muito beneficiadas pela implantação do 5S.