sábado, junho 11, 2022

TERCEIRIZAÇÃO - VANTAGENS E DESVANTAGENS.

Mais um momento de prosa com os Professores Marcelo Boeger e Roberto Farias.






Prof Roberto: "Um belo dia, numa palestra sobre terceirização surgiram três perguntas interessantes:

A primeira foi: Qual a principal vantagem para quem decide terceirizar? 

A segunda foi: é mais barato terceirizar ou não

A terceira foi: Quando decidir sobre o que terceirizar?

Prof Roberto: A primeira resposta contribui para responder a segunda. 

Quando uma instituição contrata uma empresa de terceirização deve avaliar alguns aspectos tais como:

- experiência na atividade e mercado foco;

- tecnologia empregada;

- responsabilidade socioambiental;

- responsabilidade sócio-econômica;

- competência técnica gerencial;

- competência técnica operacional;

- estrutura financeira;

- métodos, processos e produtos utilizados;

- SLAs aceitos.

Portanto, após a análise de todas essas informações, o gestor poderá optar ou não pela contratação dos serviços.

Prof. Boeger: Perfeito. Outro ponto importante a destacar, é a elaboração do contrato. Um contrato bem feito, considerando os aspectos da abrangência dos serviços, da capacidade de resposta do contratado diante das contingências possíveis de prever, fará toda a diferença nas rotinas após o inicio dos Serviços.

Prof. Roberto: É verdade.

E não esquecer dos pilares. Os principais pilares de uma gestão de higiene e limpeza hospitalar que tem como foco a produtividade e a redução da ociosidade

são:

- pessoas treinadas,           - produtos adequados        -  equipamentos produtivos

Prof Boeger: Concordo plenamente. Mas temos que lembrar que essas informações não podem ser subjetivas. Pessoas treinadas por quantas horas por mês, com qual conteúdo, qual retenção pretendida como meta?

Produtos adequados e homologados internamente pela área de Controle de Infecção que responda aos riscos identificados pela Instituição e que o prestador pode desconhecer sem um alinhamento entre as partes. E, finalmente, quais equipamentos? Entram em comodato? Quem responde por sua manutenção e gestão? E assim por diante.

Prof. Roberto: Sim. Veja só quanta coisa pode passar quando não se dá a devida atenção nesta fase de contratação.

Prof. Boeger: E os indicadores? Assunto que tanto temos trabalhado, né? Não podemos esquecer que muito da performance e da capacidade de entrega pode se transformar em SLAs.

Prof. Roberto: Exato. Os indicadores darão o norte para as duas partes atuarem adequadamente. E estes parâmetros poderão gerar o alinhamento tão necessário entre estas duas partes. E exatamente essas mesmas ideias valem para as outras contratações na hotelaria: SND, Lavanderia, Portaria e tantos outros...

Prof. Boeger: Sem dúvida. E também não podemos nos esquecer de desenvolver uma matriz e responsabilidade contendo definições importantes quanto a aprovação de uniformes, marcas, apólices de seguros, metas de NPS, evidências e aspectos de sustentabilidade entre tantos outros.

Prof Roberto:  

Ou seja, uma contratação  bem feita, irá tratar de aspectos que são importantes para a rotina dos serviços. Se deixar para se preocupar com estas coisas somente com o contrato já assinado, pode ser tarde demais. 

Prof. Boeger: Excelente. E qual era a terceira pergunta mesmo?

Prof Roberto: Ops... Acho que nos empolgamos com as duas primeiras...

(risos)

A terceira pergunta ficará pra próxima prosa (risos).



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