domingo, setembro 05, 2010

Tipos de Sujidades

O QUE É SUJIDADE?


A sujidade é um residual – físico, químico ou biológico – considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar “efeitos deterioráveis”, detectados visualmente pela modificação do aspecto, da cor, do odor, sabor e da sensação de conforto.
As sujidades são encontradas em todo os produtos e ambientes, e variam de acordo com o resíduo disposto e as formas de conservação. Em ambientes limpos e bem cuidados, o efeito nocivo é reduzido; porém, podem, quando deterioradas, provocar graves lesões ao homem. Essas lesões são transportadas pela água, pelos alimentos, pelo ambiente, pelas pessoas e pelo vestuário.
Os tipos de sujidades encontrados nas roupas sofrem variações cotidianas pela exagerada diversificação dos fatores ambientais. Na hotelaria, a diversificação das sujidades ocorre por diversos agentes. Dentre eles, a procedência dos hóspedes, assim como seus hábitos individuais. Alguns produtos de uso pessoal e doméstico, influem demasiadamente no surgimento de novas sujidades.
No sistema hospitalar, essas variações ocorrem sempre que novos medicamentos surgem, provocando reações ou colorações aos excrementos humanos ou reações com os produtos utilizados na lavagem.
As sujidades são sistemas dinâmicos, ocasionam mudanças agressivas nos resultados da lavagem e são fatores que merecem extrema atenção na preparação de um estudo sobre o processo de lavagem de roupas. O conhecimento das sujidades ou a origem delas determina a escolha dos produtos e do processo de lavagem. 
Os tipos de sujidades encontradas, portanto, sofrem variações em função das fibras e cores dos tecidos, dos hábitos de higiene e hábitos alimentares, das regiões e da cultura, do comportamento funcional, dos clientes da lavanderia e da origem da roupa; hospitalar, motéis, hotéis, etc.
Segundo Jakobi e Löhr (1987, p. 11), normalmente as sujidades são originadas por:
 poeiras atmosféricas;
 excreções animais;
 excreções humanas;
 impurezas domésticas;
 impurezas comerciais;
 impurezas industriais.

Estudos realizados, segundo o Senac (s.d.), resultaram na identificação da composição média das sujidades comuns na hotelaria. O resultado pode ser visto na tabela a seguir:
Tabela 5: Composição média das sujidades
         COMPOSIÇÃO MÉDIA DAS SUJIDADES
Quantidade % Substância Características Estágio
5 a 7% Uréia Fácil de eliminar Sólido
5 a 10% Graxa, cera,etc Insolúvel em água Líquido
15 a 20% Cloreto de Sódio Solúvel em água Sólido
20% amido, fibras Fácil de eliminar Sólido
20 a 25% pele, albumina Insolúvel em água Sólido e líquido
25 a 30% Pigmentos, Óxidos Difícil de eliminar Sólido
Fonte: Senac: Especialização em lavanderias para governantas de hotel. São Paulo.

Segundo Jakobi e Löhr (1987, p. 12), as sujidades mais difíceis de remover são as pigmentadas, como o carvão, óxidos inorgânicos, carbonatos e silicatos. Outras também consideradas de difícil remoção são as sujidades graxas e oleosas, as ceras, os amidos, as proteínas e os corantes ou manchas de bebidas. Essas manchas são de difícil remoção, principalmente quando estão associadas e, nesses casos, somente com uma combinação de produtos é possível tratar e remover a mancha de forma efetiva.
Segundo Jakobi e Löhr (1987, p. 11-12), as sujidades podem ser classificadas como solúveis em água, pigmentadas, graxas, protéicas, carboidratos ou corantes (manchas ou nódoas).

Solúveis em água
 Sais inorgânicos
 Açúcares
 Poeiras atmosféricas: em função da poluição encontrada
 Certos corantes
 Certos sucos de frutas
 Suor, transpiração: em função do hábito de higiene pessoal

Pigmentadas
 Óxidos metálicos
 Carbonatos
 Silicatos
 Húmus, lodo, algas
 Carvão

Graxas
 Gorduras animais
 Gorduras vegetais
 Sebos
 Óleos minerais
 Ceras


Proteínas
 Sangue
 Ovos
 Leite
 Resíduos e gorduras da pele
 Espermas

Carboidratos
 Amidos

Corantes (manchas ou nódoas)
 Frutas e vegetais
 Vinhos
 Café, chá
 Bebidas coloridas (artificiais)
 Cremes ou maquiagens


Durante o processo de lavagem, a remoção de sujidades é facilitada com a estrutura do Círculo Skill.
Os procedimentos para remoção de manchas envolve tecnologia, pois não se pode removê-las de forma agressiva. É necessário conhecimento e habilidade para tal, sob pena de provocar danos nos tecidos. As roupas manchadas devem ser tratadas de acordo com as características das manchas e os tipos de tecidos, considerando que qualquer outra forma de tentativa é mera imprudência, já que não se manuseia tecnologia com empirismo ou apenas com boa vontade.
A principal recomendação sobre peças manchadas é separá-las imediatamente das demais. As roupas manchadas devem ser tratadas separadamente das não-manchadas, pois algumas manchas tornam-se de difícil remoção, depois de aquecidas ou apenas em contato com a água. Um outro detalhe particular é que uma peça manchada poderá manchar peças limpas durante a lavagem. É, portanto, fundamental a classificação das roupas por tipo e sujidade antes de iniciar o processo de lavagem. A classificação reduz custos de pré-lavagem e evita desgastes desnecessários às roupas não-manchadas.
Fonte: MANUAL PARA LAVANDERIAS, A REVOLUÇÃO NA ARTE DE LAVAR,
ROBERTO MAIA FARIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário