sábado, novembro 05, 2011

O Benchmarking


O Benchmarking é um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou práticas entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Em certos casos pode ser realizado dentro da própria organização entre diferentes setores. É atribuído a Xerox Corporation a criação do termo Benchmarking na década de 80. Uma definição por David Kearns, CEO da XEROX entre 1982 e 1990: "Benchmarking é o processo contínuo de comparação dos nossos produtos, serviços e práticas com as companhias reconhecidas como líderes".

Os Benchmarkings podem ser:

Benchmarking Interno

O benchmarking interno é aquele que acontece dentro de uma mesma organização. Por exemplo, quando o setor de Compras visita o setor de Informática para obter determinada informação.

Benchmarking Externo

O benchmarking externo ocorre entre diferentes organizações, por exemplo, pode ser das operações de fábricas de um determinado arranjo produtivo local (APL). Pode ser mais fácil conseguir informações em um benchmarking interno do que externo.

Benchmarking Não Competitivo

Entre empresas que não são concorrentes em um determinado mercado. Por exemplo, entre empresas de aviação e hotéis de luxo em serviços destinados a alta classe.

Benchmarking Competitivo

Benchmarking competitivo ocorre entre empresas do mesmo mercado. Por exemplo, entre Volkswagem e Renault. Poderá ser mais fácil obter informações em um benchmarking entre empresas que não competem no mesmo mercado.

Benchmarking de Desempenho

Avalia principalmente os resultados das organizações. Por exemplo, a participação no mercado de empresas de calçados, ou o índice de absenteísmo nos diferentes departamentos de uma empresa.

Benchmarking de Práticas

Avalia os processos, procedimentos, cultura organizacional, está focado em avaliar o modo de se organizar e trabalhar.



Perceba que o Benchmarking pode pode trazer benefícios para uma organização tanto no nível estratégico como no nível operacional. Auxilia no nível estratégico quando permite a criação de metas e resultados a serem atingidos. No nível operacional, permite obter informações sobre as melhores práticas de produção e operação.

Vamos ver dois exemplos de Benchmarking e classifica-los quanto a:

Interno/Externo
Competitivo/Não competitivo
Desempenho/Prática

1 - Uma montadora de automóveis decide avaliar as vendas de modelos de veículos por países dos seus principais concorrentes.

Resposta: O benchmarking é classificado como Externo/Competitivo/Resultados.

2 - O setor de compras de uma rede de supermercados espalhada por vários municípios do Estado de São Paulo, decide fazer um Benchmarking sobre as práticas de negociação com fornecedores entre as principais filiais do grupo.

Resposta: O benchmarking é classificado como Interno/Não Competitivo/Prática.

Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2010/04/principais-tipos-de-benchmarking-alguns.html

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