domingo, novembro 20, 2011

RH e a Lavanderia - Ferramentas de Qualidade na Gestão de Gente

Roberto Maia Farias.

A lavagem de roupas é um procedimento técnico-profissional destinado ao atendimento de três necessidades: o conforto, a durabilidade da roupa e a segurança sanitária.
A lavanderia é o segmento que atende a essas necessidades, principalmente com relação as roupas hoteleiras e hospitalares.
A Legislação Sanitária exerce forte influencia na determinação dos regulamentos, na fiscalização das normas, nas metodologias e nos procedimentos operacionais, como os definidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como os Procedimentos Operacionais Padrões (POP) e a Acreditação hospitalar que são pontos elementares para a qualificação dos serviços empresariais e segurança sanitária.
Portanto, implantar procedimentos de qualidade na lavagem de roupas é uma prioridade vital na eliminação de riscos sanitários. Porem para que os procedimentos sejam cumpridos e a qualidade garantida é preciso manter funcionários motivados e comprometidos com a continuidade da qualidade e segurança sanitária.

Funcionários não motivados, insatisfeitos ou expostos a riscos de acidentes estarão insatisfeitos e, por conseguinte não comprometidos com as metas e objetivos e metas da organização.



A administração de Recursos Humanos (RH) tem papel fundamental no alinhamento dos objetivos e metas da organização, na definição dos pontos de riscos, na potencialização da satisfação e na qualidade de vida dos funcionários. O gestor do departamento de RH assim como o sistema de qualidade e as normas sanitárias necessitam de ferramentas construtivas, evolutivas e arquitetonicamente harmonizadas ao ambiente operacional, tático e estratégico. Essas ferramentas já são devidamente comprovadas na gestão de qualidade e na legislação sanitária. Na gestão de RH algumas são ainda de caráter particular, pessoal e, por conseguinte de baixo valor objetivo.

Esse estudo tem como proposta validar os subsistemas de RH como Recrutamento e Seleção (R&S), Treinamento e Desenvolvimento, (T&D), Higiene e Segurança Ocupacional (H&SO), o Plano de Cargos e Salários (PC&S), como ferramentas de qualidade da administração de RH dando ênfase ao PC&S como ponto critico positivo da qualidade na administração de RH.

A atividade lavanderia industrial hoteleira e hospitalar foi selecionada para que o autor possa, com base na formação e conhecimento, ampliar o trabalho já desenvolvido nessa atividade e aplicar o conhecimento adquirido nos módulos do curso de Administração de Recursos Humanos como fator de desenvolvimento profissional do segmento e seus funcionários. Assim como melhoria a qualidade da roupa lavada péla lavanderia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário