domingo, novembro 20, 2011

RH e a Lavanderia - Ferramentas de Qualidade na Gestão de Gente

Roberto Maia Farias.

A lavagem de roupas é um procedimento técnico-profissional destinado ao atendimento de três necessidades: o conforto, a durabilidade da roupa e a segurança sanitária.
A lavanderia é o segmento que atende a essas necessidades, principalmente com relação as roupas hoteleiras e hospitalares.
A Legislação Sanitária exerce forte influencia na determinação dos regulamentos, na fiscalização das normas, nas metodologias e nos procedimentos operacionais, como os definidos pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como os Procedimentos Operacionais Padrões (POP) e a Acreditação hospitalar que são pontos elementares para a qualificação dos serviços empresariais e segurança sanitária.
Portanto, implantar procedimentos de qualidade na lavagem de roupas é uma prioridade vital na eliminação de riscos sanitários. Porem para que os procedimentos sejam cumpridos e a qualidade garantida é preciso manter funcionários motivados e comprometidos com a continuidade da qualidade e segurança sanitária.

Funcionários não motivados, insatisfeitos ou expostos a riscos de acidentes estarão insatisfeitos e, por conseguinte não comprometidos com as metas e objetivos e metas da organização.

sexta-feira, novembro 11, 2011

A Habilitação Técnica na Terceirização de Roupas Hospitalares nas Licitações Públicas



A HABILITAÇÃO TÉCNICA NA TERCEIRIZAÇÃO DA LAVAGEM DE ROUPAS HOSPITALARES NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS

RESUMO: O hospital é um complexo de subsistemas entre eles o setor de processamento de roupas (lavanderia hospitalar) que é responsável pela distribuição lógica e logística da roupa em perfeitas condições de higiene e conservação, na quantidade adequada a cada unidade do hospital. (GOODWIN, 1994).

Apesar da importância da lavanderia alguns gestores optam pela terceirização sem atentar-se para a real importância desse processo no sistema hospitalar. A não qualificação da terceirização pode comprometer todo o sistema de saúde seja público ou privado. No público o risco ocorre pelo cumprimento da Lei 8.666/1993, que regulamenta as licitações e contratos públicos. A legislação não é a vilã do processo, a Lei, ampara o gestor, mas pode promover a incompetência da decisão.

A pesquisa não pretende avaliar a competência dos gestores públicos, nem tampouco criticar a Lei 8.666/1993, mas verificar se o processo de licitações públicas para contratação dos serviços de terceirização de lavagem de roupas pode interferir na qualificação desses serviços no sistema público. A qualidade na seleção dos terceirizadores pode reduzir a evasão, danos no enxoval, falhas logísticas e insegurança sanitária, fatores que interferem no sistema médico-hospitalar independente da tecnologia estrutural e intelectual dos mesmos. São fatores-meios interferindo nos objetivos-fins.

quarta-feira, novembro 09, 2011

Danos no Enxoval Hoteleiro

A RESPONSABILIDADE POR DANOS NO ENXOVAL HOTELEIRO NA LAVANDERIA TERCEIRIZADA E NÃO TERCEIRIZADA.
Roberto Maia Farias

RESUMO OBJETIVO:
Apresentar no processo de lavagem de roupas os principais danos no enxoval e que os mesmos podem ser minimizados se avaliados os pontos críticos da logística desde a aquisição e uso pelo sistema de hospedagem até o processo de lavagem por lavanderias terceirizadas e não terceirizadas. A questão/problema está na identificação de quem é o responsável pelos danos e quais as alternativas para minimizar custos, despesas e conflitos. Como as respostas da pesquisa destacam o “outro”, como responsável, preferencialmente, ganha o cliente. Em função dessa divergência cômoda foi iniciada a verificação que resultou nesse trabalho.

MÉTODOS: As pesquisas foram realizadas com base nos elementos responsáveis pelos danos, o usuário (hóspedes) o enxoval, os produtos químicos, os equipamentos de lavar, os operadores e os processos das lavanderias. As empresas pesquisadas foram selecionadas pelo nível tecnológico, tipo de serviço, volume de roupa processada. O enxoval escolhido para estudo compõe, na hotelaria, os setores de hospedagem e alimentos e bebidas (A&B).

A complementação bibliográfica tem como fontes especialistas de lavanderia/hotelaria como CANDIDO (2000 e 2006), CASTELLI (2001), LISBOA (2005), MAMEDE (2002), PETROCCHI (2002). FARIAS (2006).

RESULTADOS: Os danos são provocados por hábitos indevidos no intervalo da arrumação de apartamentos, troca e guarda na rouparia suja e limpa, mau uso (limpar/polir sapatos, tinturas etc.) dos hóspedes e da lavanderia na coleta, transporte, lavagem, acabamento e entrega do enxoval. A durabilidade é proporcional as recomendações dos fabricantes e práticas de gestão de mudas do enxoval.

CONCLUSÃO: Ficou evidente as ações distintas de resolutividade: os hóspedes, os funcionários do sistema hoteleiro e a lavanderia terceirizada. São três visões para o mesmo objetivo e metas, mas por caminhos diferentes. Os danos provocados pelos hóspedes tem difícil prevenção/solução por trata-se de comportamentos não previsíveis. Poderá ser minimizada pela cobrança (depende do conceito do hospede no hotel). Para funcionários do hotel (lavanderia interna) a ação é previsível, requer disciplina. Na lavanderia terceirizada propõem-se duas fases: a primeira na disciplina e a segunda na comunicação para gestores. A comunicação gera o conhecimento dos fatos e o compromisso partes na verificação das causas, frequências e tipos de danos. A garantia está na atitude da implantação de programa de qualidade e melhoria contínua.

PALAVRA CHAVE: Lavanderia: Danos no Enxoval; Terceirização em lavanderias

sábado, novembro 05, 2011

O Benchmarking


O Benchmarking é um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou práticas entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Em certos casos pode ser realizado dentro da própria organização entre diferentes setores. É atribuído a Xerox Corporation a criação do termo Benchmarking na década de 80. Uma definição por David Kearns, CEO da XEROX entre 1982 e 1990: "Benchmarking é o processo contínuo de comparação dos nossos produtos, serviços e práticas com as companhias reconhecidas como líderes".

Os Benchmarkings podem ser:

Benchmarking Interno

O benchmarking interno é aquele que acontece dentro de uma mesma organização. Por exemplo, quando o setor de Compras visita o setor de Informática para obter determinada informação.

Benchmarking Externo

O benchmarking externo ocorre entre diferentes organizações, por exemplo, pode ser das operações de fábricas de um determinado arranjo produtivo local (APL). Pode ser mais fácil conseguir informações em um benchmarking interno do que externo.

Benchmarking Não Competitivo

Entre empresas que não são concorrentes em um determinado mercado. Por exemplo, entre empresas de aviação e hotéis de luxo em serviços destinados a alta classe.

Benchmarking Competitivo

Benchmarking competitivo ocorre entre empresas do mesmo mercado. Por exemplo, entre Volkswagem e Renault. Poderá ser mais fácil obter informações em um benchmarking entre empresas que não competem no mesmo mercado.

Benchmarking de Desempenho

Avalia principalmente os resultados das organizações. Por exemplo, a participação no mercado de empresas de calçados, ou o índice de absenteísmo nos diferentes departamentos de uma empresa.

Benchmarking de Práticas

Avalia os processos, procedimentos, cultura organizacional, está focado em avaliar o modo de se organizar e trabalhar.