domingo, fevereiro 26, 2012

CÍRCULO SKILL - Visão Sistêmica na Lavanderia


“A lavanderia não pode mais ser considerada como uma evolução da lavagem de roupas a beira de um riacho[1]

A afirmativa do autor pressupõe que a lavanderia apenas evolui nos método/processo/produtos de lavagem desconsiderando o benefício da própria lavagem de roupas; o que é verdade se for focado o círculo de sinner[2] com fator fundamental e de elevada representatividade do processo de lavagem. Não se afirma, porém que o mesmo deva ser eliminado/desagregando como fator do processo de lavagem, mas amplia-lo para uma dimensão sistêmica cujo escopo da lavagem de roupa contemple principalmente a segurança sanitária pela higienização das roupas.



A lavagem de roupa é um processo que marca forte influencia no conforto e na saúde dos seres humanos e, portanto merece ampla associação para o fato de que a ausência ou a inadequação da lavagem pode provocar alguns pontos críticos e interferência no conforto e na saúde dos usuários de roupa. O que parece ser óbvio quando se fala em lavagem de roupas ainda pode ser considerado místico aliado a elevadas doses procedimentos empíricos. A lavanderia necessita revolucionar a arte de lavar.

O ponto divisor dessa revolução não é simplesmente a evolução da lavanderia a beira de um riacho, nem a evolução social e econômica da sociedade. A linha divisória da revolução está na qualidade na lavagem de roupas que será solidificada e sustentada pela aplicação (exigência) da legislação sanitária, trabalhista e ambiental. As legislações funcionam com filtros de qualificação dessa visão revolucionária da lavanderia.

A legislação sanitária, desde épocas remotas, aponta para a lavanderia hospitalar como forte fator de contribuição nos índices da infecção hospitalar. Deixou claro essa influência ao legislar diretamente para esse fim com regras bastante rigorosas de vão desde a definição da planta estrutural até o sistema de meio ambiente e gestão de resíduos. Interferiu também com a legislação trabalhista ao editar uma Norma Regulamentadora específica: a NR 32 e a ambiental com a gestão de resíduos do sistema de saúde GRSS.

A lavagem de roupas tem uma nova filosofia de maior dimensão espacial conforme mostra o círculo skill a seguir:


Fonte: Manual para lavanderias – a revolução na arte de lavar

Este trabalho tem como objetivo contribuir na apresentação de recursos para que as lavanderias possam iniciar seu processo de revolução não somente estrutural, mas principalmente conceitual. Os procedimentos estruturais de qualidade são necessários como meios para atingir o objetivo final, porem somente métodos não se tornam suficientes para resultados satisfatórios, é preciso internalizar a filosofia da qualidade que acima de tudo prever o uso harmônico e eficiente de recursos na produção de resultados que agregam valores positivos as organizações e aos stalkeholders.

A Administração com suas Teorias tornaram-se pilares do processo de qualidade desde os tempos mais remotos de pré-Taylor até os atuais métodos pós-Peter Drucker independente das ênfases mecanicistas, humanísticas e ambientalistas, qualquer que seja a estrutura, os insumos produtivos (capital/terra) e os recursos humanos (trabalho).

A gestão de qualidade na lavanderia é sem dúvidas uma revolução de práticas virtuosas (Boas Práticas) ao longo de gerações. Ela decorre da estática da evolução e aplicação de métodos, processos e produtos de forma prática com pontos estruturados da ciência.

As práticas virtuosas objetivam reconhecer procedimentos adequados, evoluir pelos acertos e reiniciar pelas falhas como fator de melhoria contínua. A prática viciosa insiste na melhoria de procedimentos empíricos e, portanto inúteis. Não agregam valores e geram perda de tempo, recursos e ainda produzem produtos (roupa lavada), inadequadas ao mercado (desgastes, sujas ou manchadas).

Processos empíricos geram despesas e prejuízos. Esses resultados não podem ser consideradas integrantes do processo de lavagem de roupas.

A gestão de qualidade da lavanderia deve ser implantada por motivos óbvios e ainda pela exigibilidade legal como a legislação: (Sanitária/Trabalhista/Ambiental), as teorias da Qualidade (CDC/ACREDITAÇÃO/ISO 9001/14000/OSHA 18000 etc.) e essencialmente no foco do mercado: (Concorrência/Lei da Oferta e procura.).


Alguns dos inúmeros motivos existentes para iniciar um programa de qualidade na lavanderia: 
§  Os tipos de fibras evoluíram;
§  Os tecidos e as cores se multiplicam continuamente;
§  As sujidades são dinâmicas;
§  A água utilizada na lavagem ficou escassa;
§  Desperdícios energéticos significam agressão ao meio ambiente;
§  Clientes ficaram mais exigentes e apoiados na legislação (CDC);
§  O conforto pela roupa limpa é exigido com maior rigor;
§  A segurança sanitária é fundamental no Controle de Infecção Hospitalar;
§  Legislações sanitárias específicas foram elaboradas para lavanderias;
§  Ficou evidente a necessidade de treinamento e capacitação operacional;
§  Máquinas, Produtos e utensílios aplicam tecnologia de ponta;
§  A roupa limpa virou símbolo de saúde;




Gestão e Controle de Produção na Lavanderia.
Autor: Prof. Roberto Maia Farias



[1] FARIAS, Roberto Maia. Manual para lavanderias. A revolução na arte de lavar
[2] Ação química / ação mecânica / ação tempo e ação temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário