sexta-feira, março 23, 2012

Remoção de Sujidades em Lavanderias




Algumas manchas são removidas durante o processo de lavagem, outras são específicas, sendo necessária uma combinação de produtos e/ou processos. Existem variáveis no processo de remoção de manchas que determinam seu resultado.

MANCHAS
Composição (tipos de manchas)
Tempo de permanência na roupa
Forma de fixação
TECIDOS
Composição (tipo de fibra)
Resistência química
Cor
PRODUTOS
Ação química (concentração e fórmula)
Tempo de ação
Temperatura de ação
Forma de aplicação
Quadro 25: Mecanismo de remoção de manchas
Fonte: Manual de lavanderia. Áurea Industrial Ltda.
                       
Por essa razão não se pode afirmar que existe um processo definido de remoção de manchas, pode-se apenas sugerir um processo básico inicial.
A variação dos produtos cosméticos, alimentícios, etc., lançados no mercado, pode favorecer o aparecimento de novas manchas, que poderão ser ou não facilmente removíveis. Em função dessa variedade, o processo de remoção de manchas sempre será investigativo e contínuo. A combinação perfeita de técnicas e produtos garante o resultado.
Segundo o manual Clarax[1] (s.d.), Jakobi e Löhr (1987, p. 18), e o manual Novo Nordisk (s.d.), os principais mecanismos de remoção de manchas passam por:
n  solubilização na água;
n  saponificação;
n  emulsificação;
n  eliminação física;
n  descoloração;
n  ação enzimática;
n  ação complexante;
n  redox.



14.1 Solubilização na água

Nesse grupo de sujidades, as substâncias fixam-se por simples aderência nas roupas, e a eliminação efetua-se nas operações de enxágües iniciais. Para alguns processos, é necessário o uso de produtos umectantes.
Destacam-se:
n  sais inorgânicos;
n  açúcares;
n  poeiras atmosféricas: em função da poluição encontrada;
n  certos corantes;
n  certos sucos de frutas;
n  suor, transpiração: em função do hábito de higiene pessoal.

14.2 Saponificação

Nesse grupo de sujidades, as substâncias fixam-se por aderência física e pela sua própria composição química. A remoção dessas substâncias se dá pela combinação da ação química (álcalis), ação biológica (enzimas), da temperatura e da agitação mecânica.
Destacam-se:
n  gorduras animais e gorduras vegetais;
n  ovos, leite e produtos lácteos;
n  sangue;
n  resíduos animais e resíduos vegetais;
n  sebos.

A eliminação das sujidades por saponificação efetua-se nas operações de pré-lavagem e lavagem e nos molhos com produtos biológicos.
Segundo o manual Clarax[2] (s.d.), complementado esse grupo, destacam-se as matérias albuminóides encontradas em todos os vegetais e animais. Os albuminóides fazem parte dos colóides, dos quais destacam-se a albumina e o sangue. A albumina coagula a 70oC, dissolve-se em soluções alcalinas diluídas e é fixada em soluções muito concentradas. O sangue contém albumina e outros compostos orgânicos e divide-se em duas partes: o coágulo e o plasma. O coágulo é composto de fibrina, glóbulos brancos e vermelhos. Os glóbulos vermelhos se constituem essencialmente pela hemoglobina, que dá ao sangue a cor vermelha. A hemoglobina contém ferro na proporção de 51mg a cada 100g de sangue, e é alterada pela ação dos compostos alcalinos, desdobrando-se em novas albuminas, e coagula pela ação da temperatura. O plasma é solúvel em água, sendo essencialmente eliminado por enxágües sucessivos; porém, em função do seu grau de oxidação, torna-se necessário um tratamento umectante adequado.
Ovos, leite, resíduos vegetais e animais também merecem atenção especial na escolha do processo de lavagem.

14.3 Emulsificação

Nesse grupo de sujidades, as substâncias fixam-se nas fibras pela composição química, podendo ser ou não de forma aderente. A combinação de tensoativos e solventes merece destaque no resultado final do processo. As cadeias lipofílicas e hirdrofílicas dos tensoativos também são responsáveis pelo resultado do processo.
Destacam-se:
n  óleos minerais;
n  ceras, resinas e carbonizados.

A eliminação das sujidades por emulsão efetua-se nas operações de desengorduramento, pré-lavagem e lavagem. As gorduras animais e vegetais incluem-se no processo de remoção por saponificação e emulsificação.

14.4 Eliminação física

Nesse grupo de sujidades, as substâncias fixam-se por simples aderência e normalmente são eliminadas pela ação mecânica manual ou ação combinada com tensoativos.
Destacam-se:
n  piche;
n  chicles de bola: gomas de mascar;
n  areia; fuligem;
n  poeiras atmosféricas;
n  cera, resinas e carbonizados.

A remoção das sujidades por eliminação física efetua-se principalmente pelo processo mecânico manual e em seguida pela lavagem manual. Pode também ser eliminada com a ação conjunta nas operações de pré-lavagem e molhos.

14.5 Descoloração

Nesse grupo de sujidades, as substâncias são de difícil remoção, pois se fixam por tingimento (corantes e pigmentos). A remoção de manchas por descoloração é realizada pela ação de lavagem e alvejamento e destruição desses corantes ou pigmentos.
Destacam-se:
n  frutas e vegetais;
n  café, chá, vinhos;
n  batons e tinturas para cabelo;
n  corantes de outros tecidos.

A eliminação das sujidades por descoloração efetua-se nas operações de lavagem e, principalmente, pelo alvejamento por meio dos compostos clorados ou peroxidados.

14.6 Ação enzimática
Nesse grupo de sujidades, enquadram-se manchas e sujidades de diversos tipos, principalmente as substâncias originadas do amido, de gorduras e proteínas.
São difíceis de remover, pois se fixam de forma aderente e não-aderente, combinada ou composta.
Segundo o manual Novo Nordisk (s.d.), as enzimas catalisam e aceleram as reações químicas, destruindo grandes moléculas que compõem as sujeiras, quebrando-as e transformando-as em moléculas pequenas, facilitando assim a remoção no processo de lavagem.
Destacam-se:
n  amidos e gomas;
n  frutas, vegetais, molhos, ovos, leite e derivados e sangue;
n  gorduras vegetais e gorduras animais.

A eliminação das sujidades por ação enzimática efetua-se nas operações de molho, pré-lavagem ou lavagem.

14.7 Ação complexante

Nesse grupo de sujidades, enquadram-se os carbonatos alcalinos, os óxidos metálicos e hidróxidos ferrosos. São de difícil remoção, pois se fixam de forma aderente e não-aderente, combinada ou composta.

Destacam-se:
n  ferrugem;
n  carbonatos, hidróxidos, talcos e cal.

Normalmente, os óxidos são eliminados por processos manuais com soluções ácidas ou complexantes específicos. A eliminação das sujidades por ação complexante efetua-se nas operações de molho, manual, pré-lavagem, lavagem ou acidulação.

14.8 Ação redox

Nesse grupo de sujidades, incluem-se as removidas pela combinação de redução e oxidação.
São de difícil remoção, pois se fixam de forma aderente e não-aderente, combinada ou composta.
Destacam-se:
n  ferrugem, carbonatos;
n  incrustações nos tecidos;
n  certos corantes, certos medicamentos e certos tipos de sucos.

As sujidades são eliminadas por processos específicos, de acordo com o tipo das manchas. A eliminação das sujidades por ação Redox efetua-se nas operações de molho ou lavagem específica.






[1] Op. cit., 3-4.
[2] Op. cit., p. 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário