A partir do mês de abril de 2012 iniciaremos
um projeto
aonde serão abordados os principais pontos críticos e de relevância na montagem
de uma lavanderia de pequeno porte. O programa é composto de 10 postagens
e abordará como foco a necessidade do planejamento estratégico.
Que os tópicos apresentados possam contribuir para melhoria da
qualidade na gestão de métodos, processos e produtos da lavanderia.
Tópico 01: Plano Estratégico - Definição do
negócio e Marca.
O inicio de um negócio
também pode ser o inicio de um grande problema.
Para
qualquer que seja o negócio imaginado como sucesso empresarial, será necessário
que o fundador ou fundadores realizem uma profunda avaliação do atual ambiente
competitivo em relação aos concorrentes e principalmente ao mercado consumidor.
O fundador deve criar o seu presente no futuro.
Ao encontrar concorrentes nessa avaliação, não há motivo para desespero, não se
deve enfraquecer ou desistir por tê-los encontrados, embora possam ser
considerados como concorrentes fortes e com tradição no mercado, lembrem-se:
"Não é o concorrente que vai
promover o seu sucesso, mas a sua competência perante os consumidores ativos,
inativos, ou latentes(*)".
“As Necessidades Latentes são os desejos,
objetivos ou necessidades que a pessoa possui, mas que não tem plena
consciência da sua existência. São necessidades potenciais de produtos ou
serviços na mente do profissional de marketing. O marketing é quem identifica a
necessidade e busca meios de despertar, informar ou esclarecer o consumidor que
essa necessidade existe. As Necessidades Latentes não são criadas, elas
existem, mas precisam ser despertadas e trazidas à tona. Essa função cabe aos
profissionais de marketing, que precisam informar ao consumidor que existe a
necessidade e esclarecer como os produtos oferecidos atendem essas
necessidades.”
Na avaliação do negócio, três pontos são
fundamentais na avaliação: Os recursos financeiros, o intelectual (RH) e o
conhecimento (expertise) do mercado. A interseção desse pontos pode ser denominada
de planejamento estratégico.
O Planejamento
estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de
objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em
conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o
processo tenha coerência e sustentação. Para Bateman e Snell (1998), a
administração estratégica é um processo envolvendo administradores de todos os
níveis da organização, que formulam e implementam objetivos estratégicos.
O Planejamento Estratégico seria o
processo de elaboração da estratégia, na qual se definiria a relação entre a
organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos
organizacionais, com a definição de estratégias alternativas (MAXIMIANO, 2006).
O planejamento estratégico visa antecipar o
futuro da empresa em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste
em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado para garantir o foco no sucesso. A disciplina e a consistência são cruciais para o sucesso da organização. A responsabilidade do planejamento
assenta, sobretudo nos gestores de topo, dado o nível de decisões que é
necessário tomar.
Na generalidade o planejamento pode ser
dividido em quatro níveis:
Planejamento estratégico;
Planejamento tático;
Planejamento operacional;
Planejamento estrutural.
A primeira ação
está na definição:
Tipo de negócio;
Mercado (região) de atuação;
Público selecionado (classe, posição social,
cultural etc)
O tipo de negócio define a linha fisco-tributária e sua margem
operacional de lucro. O mercado (região geográfica) contribui na definição
da logística com fornecedores, concorrentes, mercado de recursos humanos (quantidade e qualidade) e poder de barganha socioeconômico.
O público selecionado contribui na definição produtiva (estrutura
e capacidade), no preço, nas condições de fornecimento, na qualificação dos
recursos humanos etc.
A MARCA
Enquanto ocorre a avaliação dos fatores acima já é possível imaginar
a marca e a sua forma de apresentação. A marca pode ser representada por siglas
(ex. TAM, VASP, AMBEV etc.) pelo nome do fundador (ex. GERDAU, FORD, Magazine
Luíza etc.) ou por símbolos (APPLE, GOL, Casas Bahia, Baú, Globo, Habibs etc).
A definição da marca é importante, pois representará, eternamente,
o seu negócio e o seu produto. Marcas facilitam a identificação e a fixação do
seu produto e seu espaço no mercado. A decisão por nomes “Aportuguesados” de
difícil escrita, que podem provocar falhas de pronuncia (ex. Sabin (sabin ao invés
de seibin)) podem provocar recusa e
rejeição ao consumidor pela pronuncia e assim serem considerado de péssima aderência
de marketing e fidelização.
Se o público (consumidores) apresenta dificuldade de escrita,
pronuncia etc, essa marca tende a ser
esquecida ou a preferencia pode migrar para outras marcas.
Continua
na próxima postagem...
Tópico
02: Plano Estratégico – Missão, Visão e Valores.
Prof. Roberto Maia Farias
Prof. Humberto Matias
como faço pra pesa roupa do cliente
ResponderExcluirVoce que pesar a roupa do cliente. Qual o tipo de roupa que voce lava?
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