quarta-feira, julho 20, 2011

Inovação e Tecnologia

Mas o que você faz quando o ambiente externo muda?
“No longo prazo, qualquer organização que não cultive a mentalidade prospectiva e continue a fazer o que lhe garantiu sucesso no passado estará fadada ao fracasso”.
“Todo ambiente externo muda. As organizações devem assumir que as mudanças revolucionárias são inevitáveis”. 

As principais mudanças são ocasionadas por:
 Tecnologia;
 Economia;
 Cultura e mudança social;
 Políticas, leis e regulamentos;
 Iniciativa dos concorrentes;
 Eventos inesperados.

Essa é uma definição inovadora para o comportamento empresarial que não garantirá o sucesso porém não estará fadada ao fracasso (PETER DRUCKER ).

Qualidade sem Gestão

Quando a ISO 9001 é boa só para o dono da empresa

Em muitos casos as empresas são pressionadas a se certificarem na norma ISO 9001:2008e o que deveria ser um processo natural e construtivo para melhoria da gestão torna-se uma obrigação contratual. A empresa em geral estabelece um cronograma curto e atropela os requisitos sem se preocupar com os benefícios para clientes, colaboradores e demais partes interessadas. Dá para atender os requisitos da norma ISO 9001:2008 sem possuir um bom Sistema de Gestão? Infelizmente sim. Os documentos, indicadores, objetivos, metas em geral são flexíveis o que pode permitir que consultores, diretores e pessoas sem muito interesse para com a qualidade estabeleçam um SGQ "meia boca".

Pouco treinamento, pouca metodologia, pouca importância com o estabelecimento de requisitos, tudo isso pode levar a um Sistema que não melhora continuamente porque não avalia precisamente a satisfação dos clientes e atende aos seus requisitos de forma desejável.

E quem é que perde com uma certificação boa só para o dono da empresa?

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Terceirização em Lavanderias

SISTEMAS JURÍDICOS: ESPÉCIES DE CONTRATO DE TRABALHO COM ENFASE EM TERCEIRIZAÇÃO DE LAVANDERIAS

Márcia Albuquerque Sampaio Farias
Procuradora da Fazenda Nacional
Mestre em Direito Constitucional
Especialista em Direito Público
Advogada – OAB 6262.

Para que uma empresa ou instituição cresça e conquiste novos mercados, ela deve ser enxuta na estrutura organizacional, ágil, ampliar as suas alianças estratégicas externas, e estabelecer uma verdadeira rede de competências técnicas especializadas. Nesse sentido, a terceirização apresenta-se como um modelo que atende a essa necessidade permanente de diminuição do pessoal administrativo enxugando sua estrutura, buscando a redução de gastos com atividades que não fazem parte da finalidade da empresa e ampliar a rede de competências técnicas.

O objetivo nesse momento não é livrar-se das atividades-meios, mas a especialização delas. 

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Gestão e Controle de Enxovais em Lavanderias

GESTÃO E CONTROLE DE ENXOVAIS EM LAVANDERIAS

O mercado busca a qualificação contínua principalmente quando o cliente compra serviços. A hotelaria é essencialmente serviços. É um complexo de atividades que prestam serviços instantâneos e de elevada percepção pelo cliente. Nesse tocante alguns serviços considerados de apoio merecem ser tratados com especialistas como a lavagem de enxoval. Esse objetivo é alcançado quando se propõe a terceirização da lavanderia.
A terceirização é uma tendência que vem se confirmando ao longo do tempo em diversas organizações empresariais e em diversas atividades. O setor de hospedagem é um desses segmentos em que a terceirização é atuante nas suas diversas atividades como hotéis, motéis e hospitais e em diversos setores como segurança, eventos, serviços de Alimentação e Bebidas (A&B), nutrição etc. Dentre esses está a lavanderia.
Os serviços de hospedagem buscam na terceirização dos serviços de lavagem de roupa o aperfeiçoamento ofertando aos seus clientes conforto pela roupa limpa e segurança sanitária pela roupa higienizada.
O serviço de lavanderia terceirizada cresceu ao longo dos anos em função focando a necessidade da especialização do processo de gestão do enxoval, o que para o sistema de hospedagem despender recursos para essa gestão não é viável. São diversas influencias/exigências técnicas, operacionais e legais que a tornam um dos mais complexos sistemas de serviços do setor de hospedagem e responsável pela maioria das insatisfações dos hóspedes. O enxoval hoteleiro é um dos ambientes mais “íntimos” do sistema hotel x hóspede.

domingo, setembro 05, 2010

Tipos de Sujidades

O QUE É SUJIDADE?


A sujidade é um residual – físico, químico ou biológico – considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar “efeitos deterioráveis”, detectados visualmente pela modificação do aspecto, da cor, do odor, sabor e da sensação de conforto.
As sujidades são encontradas em todo os produtos e ambientes, e variam de acordo com o resíduo disposto e as formas de conservação. Em ambientes limpos e bem cuidados, o efeito nocivo é reduzido; porém, podem, quando deterioradas, provocar graves lesões ao homem. Essas lesões são transportadas pela água, pelos alimentos, pelo ambiente, pelas pessoas e pelo vestuário.
Os tipos de sujidades encontrados nas roupas sofrem variações cotidianas pela exagerada diversificação dos fatores ambientais. Na hotelaria, a diversificação das sujidades ocorre por diversos agentes. Dentre eles, a procedência dos hóspedes, assim como seus hábitos individuais. Alguns produtos de uso pessoal e doméstico, influem demasiadamente no surgimento de novas sujidades.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Gestão de Enxoval Hoteleiro

Por que a gestão do enxoval hoteleiro? Qual a representatividade econômico-financeira do enxoval no faturamento hoteleiro? Quais os principais focos da gestão do enxoval? Quais os principais impactos (positivos) da gestão do enxoval? Quais os principais pontos críticos da falta de gestão do enxoval?

Esses questionamentos sugerem uma nova formatação na condução do enxoval hoteleiro. A lavanderia tem largo benefício com a gestão do enxoval hoteleiro posto que saiu da dimensão empírica e passou a envolver fatores de alta tecnologia como a têxtil (fibras, composições tecidas e cores), mecatrônica (máquinas e equipamentos eletrônicos), química (produtos para lavagem). A lavagem de roupas não poderá mais ser considerada apenas como uma evolução da lavadeira à beira de um riacho. Lavar roupas é um processo de revolução que requer fundamentos científicos para gerar benefícios ao cliente num custo operacional equilibrado. Nesse foco a gestão (levar conhecimento ao processo) do enxoval é a ferramenta adequada para alcançar os resultados positivos.