quarta-feira, abril 18, 2012

Aperfeiçoamento Técnico na Lavanderia - Estudo de caso


APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO DO PESSOAL DE LAVANDERIA:
UM ESTUDO NA UFRRJ

Maria da Conceição Gomes Valle[1]
Fabíola de Sousa Pinto[2]

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo realizar um treinamento com os trabalhadores da lavanderia da UFRRJ. Uma vez que, a função da lavagem das roupas é obter a completa higiene, evitando a recontaminação, e que a lavanderia atende a toda comunidade universitária, torna-se necessário que os profissionais da lavanderia estejam qualificados para suas funções. É preciso ainda que os operadores da lavanderia tenham consciência também sobre os riscos de contaminação pessoal e das roupas higienizadas, já que na lavanderia são processadas roupas do posto médico e hospital veterinário. O treinamento foi desenvolvido a partir da necessidade sentida pela chefia da lavanderia. Os temas abordados envolveram o conhecimento das fibras, métodos de produção de panos, produtos utilizados na higienização das roupas, os processos de lavagem e segurança no trabalho. Pois a capacitação visava proporcionar condições para obtenção de melhores resultados de limpeza e durabilidade das peças. Apenas 62,5% dos trabalhadores participaram do treinamento. O curso foi bem aceito pelos participantes, que informaram possuir desejo de ser um profissional melhor, aumentar conhecimentos para melhorar a qualidade do serviço, além poder aplicar o que aprenderam em suas atividades diárias. Consideramos que os treinamentos deveriam ser realizados fora do espaço da lavanderia e envolver todos operadores, para que a lavanderia possa oferecer à Instituição e demais usuários um serviço de qualidade, e se crie nos funcionários uma consciência em relação aos riscos que a roupa contaminada oferece.
PALAVRAS-CHAVE: Treinamento. Conhecimento técnico. Lavanderia universitária.


domingo, abril 15, 2012

Plano Estratégico - Como montar uma lavanderia (2/10) Valores, Missão, Visão

Plano Estratégico - Como montar uma lavanderia (2/10)



Continuando o projeto - Como montar uma lavanderia de pequeno porte - estamos postando o 2 tópico que aborda o Plano Estratégico referente aos conceitos de Crenças, Mitos, Valores, Missão e Visão. 

Que os tópicos apresentados possam contribuir para melhoria da qualidade na gestão de métodos, processos e produtos da lavanderia.


De acordo com CARVALHO et. al (2008), em estratégia empresarial, existe uma relação entre valores, missão, visão, objetivos, metas e estratégia. Estes autores defendem um esquema, em que a visão funciona como uma "umbrella" à missão, aos objetivos e a estratégia e os valores são o balastro, a fundação de todo o movimento. Segundo os autores a visão, misão objetivos e valores permitem conhecer o "para onde se que ir" enquanto a restante estratégia permite respostas ao "por onde se pretende ir" em "quanto tempo", "com quem" (Recursos Humanos) e, principalmente, "quanto custará e quanto ganharemos nessa viagem".

sábado, março 31, 2012

Plano Estratégico - Como montar uma lavanderia (1/10)

 Plano Estratégico - Como montar uma lavanderia (1/10)

 

A partir do mês de abril de 2012 iniciaremos um projeto aonde serão abordados os principais pontos críticos e de relevância na montagem de uma lavanderia de pequeno porte. O programa é composto de 10 postagens e abordará como foco a necessidade do planejamento estratégico. 
Que os tópicos apresentados possam contribuir para melhoria da qualidade na gestão de métodos, processos e produtos da lavanderia.

Tópico 01: Plano Estratégico - Definição do negócio e Marca.

            DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO:

            O inicio de um negócio também pode ser o inicio de um grande problema. 



Para qualquer que seja o negócio imaginado como sucesso empresarial, será necessário que o fundador ou fundadores realizem uma profunda avaliação do atual ambiente competitivo em relação aos concorrentes e principalmente ao mercado consumidor. O fundador deve criar o seu presente no futuro.


Ao encontrar concorrentes nessa avaliação, não há motivo para desespero, não se deve enfraquecer ou desistir por tê-los encontrados, embora possam ser considerados  como concorrentes fortes e com tradição no mercado, lembrem-se: 

"Não é o concorrente que vai promover o seu sucesso, mas a sua competência perante os consumidores ativos, inativos, ou latentes(*)".

“As Necessidades Latentes são os desejos, objetivos ou necessidades que a pessoa possui, mas que não tem plena consciência da sua existência. São necessidades potenciais de produtos ou serviços na mente do profissional de marketing. O marketing é quem identifica a necessidade e busca meios de despertar, informar ou esclarecer o consumidor que essa necessidade existe. As Necessidades Latentes não são criadas, elas existem, mas precisam ser despertadas e trazidas à tona. Essa função cabe aos profissionais de marketing, que precisam informar ao consumidor que existe a necessidade e esclarecer como os produtos oferecidos atendem essas necessidades.”


sexta-feira, março 23, 2012

Remoção de Sujidades em Lavanderias




Algumas manchas são removidas durante o processo de lavagem, outras são específicas, sendo necessária uma combinação de produtos e/ou processos. Existem variáveis no processo de remoção de manchas que determinam seu resultado.

MANCHAS
Composição (tipos de manchas)
Tempo de permanência na roupa
Forma de fixação
TECIDOS
Composição (tipo de fibra)
Resistência química
Cor
PRODUTOS
Ação química (concentração e fórmula)
Tempo de ação
Temperatura de ação
Forma de aplicação
Quadro 25: Mecanismo de remoção de manchas
Fonte: Manual de lavanderia. Áurea Industrial Ltda.
                       

Tipos de sujidades


                     
O QUE É SUJIDADE?

A sujidade é um residual – físico, químico ou biológico – considerado estranho ao produto original, que pode ser capaz de provocar “efeitos deterioráveis”, detectados visualmente pela modificação do aspecto, da cor, do odor, sabor e da sensação de conforto.

As sujidades são encontradas em todo os produtos e ambientes, e variam de acordo com o resíduo disposto e as formas de conservação. Em ambientes limpos e bem cuidados, o efeito nocivo é reduzido; porém, podem, quando deterioradas, provocar graves lesões ao homem. Essas lesões são transportadas pela água, pelos alimentos, pelo ambiente, pelas pessoas e pelo vestuário.

Os tipos de sujidades encontrados nas roupas sofrem variações cotidianas pela exagerada diversificação dos fatores ambientais. Na hotelaria, a diversificação das sujidades ocorre por diversos agentes. Dentre eles, a procedência dos hóspedes, assim como seus hábitos individuais. Alguns produtos de uso pessoal e doméstico, influem demasiadamente no surgimento de novas sujidades.

No sistema hospitalar, essas variações ocorrem sempre que novos medicamentos surgem, provocando reações ou colorações aos excrementos humanos ou reações com os produtos utilizados na lavagem.

As sujidades são sistemas dinâmicos, ocasionam mudanças agressivas nos resultados da lavagem e são fatores que merecem extrema atenção na preparação de um estudo sobre o processo de lavagem de roupas. O conhecimento das sujidades ou a origem delas determina a escolha dos produtos e do processo de lavagem.



domingo, março 18, 2012

Remoção de manchas na lavanderia


REMOÇÃO DE MANCHAS - PROCEDIMENTOS



            Na lavanderia, dentre vários problemas, um dos graves está relacionado com as roupas manchadas, principalmente as não imediatamente identificadas. A tecnologia desenvolve e lança no mercado produtos pessoais, alimentícios, cosméticos, de higiene, de limpeza, etc., que são cada vez mais utilizados por todos os segmentos da sociedade, de uso contínuo ou intermitente. Esses produtos podem, em diversas situações, contribuir demasiadamente para o surgimento de manchas em roupas e para a sua dificuldade de remoção.

A tecnologia desses produtos continua avançando e deixando na lavanderia graves problemas, principalmente se alguns desses “produtos” provocarem “novas e desconhecidas” manchas nos tecidos. Os hábitos e costumes dos usuários são fatores fundamentais para provocar ou evitar essas manchas. A remoção das manchas é, sem dúvida, o maior tormento da lavanderia .

É importante salientar que a contínua evolução das “fontes” das manchas e dos tecidos pode, inicialmente, tornar ineficiente alguns dos procedimentos indicados. Nesse caso, é importante conhecer as variáveis existentes (como: tipo de tecido, tipo de mancha, tempo da mancha) e elaborar novos processos na tentativa de removê-las. Os fabricantes de produtos são as melhores alternativas para essa finalidade: desenvolver produtos para remover as manchas.

Embora a tecnologia química (dos produtos de lavanderia) evolua continuamente, não é possível admitir a existência de um produto especificamente destinado à remoção de manchas. Normalmente, utilizam-se produtos convencionais do processo de lavagem, ou outros produtos químicos, tais como álcool, solvente, acetona, etc. A mancha mais facilmente removida, pela sua característica química definida, é a de ferrugem. Essa mancha poderá ser removida facilmente com o produto “tira-ferrugem[4]”.



sábado, março 17, 2012

Corte de Pessoal Reduz Custos?

ROBERTO MAIA FARIAS
Fortaleza, Dezembro de 2009
Universidade Federal do Ceará


Corte de pessoal reduz custos? 

A resposta será "Sim" se a cultura estiver focada no lucro a curto prazo e no empirismo empresarial. 

Lógico que o corte será propagado como fortemente necessário sob pena de morte da organização e de todos os que estão ali agora. Porém nesse momento apenas alguns deverão ser sacrificados para que muitos sobrevivam. 

Mais lógico ainda que a função de ativar o mecanismo “catapulta” caberá ao profissional de RH cujo papel principal na maioria das organizações é servir de laçador e mantenedor da satisfação das pessoas.